sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Importância gerencial da Contabilidade de Custos

Importância gerencial da Contabilidade de Custos

O alcance gerencial da informação referente a custos é amplo. Grande número de decisões para serem implementadas requerem conhecimento dos conceitos básicos de custos. As aplicações variam. Algumas se vinculam ao planejamento, outras ao controle e gestão financeira. Acrescente ainda àquelas vinculadas ao desempenho.
Enumeremos algumas das funções da Contabilidade de Custos:
• avaliação de estoque e do custo dos produtos vendidos. A avaliação dos estoques corresponde a um dos aspectos mais destacados na literatura técnica como função da Contabilidade de Custos. Variações nos estoques impactam no resultado e, conseqüentemente, no desempenho de uma empresa. Esse efeito, por exemplo, repercute no valor a ser recolhido dos impostos sobre lucro;
• avaliação de imobilizações próprias. Em algumas realidades, a própria empresa produz seus próprios bens, àqueles que serão integrados ao imobilizado (móveis, utensílios e até equipamentos);
• elaboração do orçamento, plano de vendas e produção. A informação ‘custo’ integra o orçamento de resultado, servindo de base para a definição de metas, não somente de custos, mas igualmente de vendas e produção em curto prazo, uma vez que influencia esses valores;
• preparo de estudos de viabilidade econômica. Os estudos de viabilidade econômica representam o nascedouro de muitos empreendimentos. Neles a informação ‘custo’ é fundamental, base de muitas análises. Qual o custo desse projeto?
• formação do preço de venda. Essa é a aplicação mais conhecida da Contabilidade de Custos. Apesar de o preço de venda não ser formado exclusivamente em função do custo, o preço continua sendo uma importante referência, embora devam ser considerados outros fatores de influência. O custo, nesse universo de fatores, constitui um piso abaixo do qual o preço não poderá ser praticado;
• medição do desempenho. A informação ‘custo’ pode ser empregada gerencialmente para avaliar desempenho. Quanto menor o nível ou carga de custos, tanto melhor será para a empresa, desde que a qualidade dos produtos não seja comprometida.
Apesar de ser um elemento importante na avaliação de desempenho, este representa somente uma face da performance, que é um conceito plural. Desempenho em relação a qual base ou critério?
O custo não é o único alvo a ser monitorado pela administração. Por exemplo, no atual contexto de mercado é cada vez mais expressiva a participação das despesas de distribuição, até mesmo pela evolução do Marketing. Esses gastos são, algumas vezes, maiores do que os próprios custos de produção. Todavia, mesmo assim, o custo deve receber atenção especial por parte do gestor.

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