Fixação de preços
Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos
O primeiro passo para determinar preços é definir com clareza os objetivos de preço.
Qual o seu propósito ao determinar ‘preço’. Qual sua estratégia ao reduzir preço?
Atrair novos usuários? Elevar/fomentar as vendas? Desencorajar os clientes a buscarem seus concorrentes? Conquistar uma imagem? Qual?
DEFINA O PROPÓSITO PARTICULAR DA VARIAÇÃO DE PREÇO.
“Não existe um preço melhor a ser cobrado por determinado produto. Logo que a necessidade de se estabelecer ou mudar um preço tiver sido reconhecida o administrador deve determinar o que está tentando realizar com este preço particular.” (p.22)
São os objetivos que direcionam as metas, e as metas que fazem os ‘níveis de desempenho’. A meta é o objetivo traduzido em algo mensurável.
Exemplos de objetivos na determinação do preço:
- liderar o mercado com base no parâmetro ‘preço’;
- maximizar lucro, a curto e longo prazo;
- elevar a rentabilidade;
- ganhar participação no mercado;
- incrementar / fomentar as vendas;
- comunicar um tipo de imagem;
- dessensibilizar o público-alvo para o preço;
- assegurar fidelidade do cliente;
- criar entusiasmo pelo produto via sua popularização;
- recuperar rapidamente o investimento;
- diferenciar os produtos em relação à qualidade: custo + margem elevada, onde a margem reflete a qualidade.
Existem estratégias baseadas no custo e estratégias baseadas no mercado.
PREÇO DE VENDA = CUSTO + MARGEM
A margem, em geral, é um percentual das vendas (faturamento) ou custos.
Com base nesta perspectiva, podemos calcular o preço como segue:
CUSTO UNITÁRIO + (TAXA DE RETORNO ESTABELECIDA/VENDAS ESTIMADAS) X CAPITAL INVESTIDO
As estratégias baseadas no mercado podem ser categorizadas como segue:
- preços mínimos;
- preços de penetração;
- preços de paridade;
- preço premium;
- preço de liderança;
- preço de retirada;
- preço-pacote;
- preço-valor;
- preço por benefício cruzado.
Preços mínimos – àqueles desenhados apenas para cobertura dos custos. Geralmente é aplicado para manter a presença da empresa no mercado.
Preços de penetração – àqueles inferiores ao preço praticado pela concorrência.
Preço de paridade – àqueles correspondentes à média do preço cobrado pelos concorrentes.
Preço premium – àqueles que e diferenciam dos demais por serem mais elevados que a média dos concorrentes.
Preço de liderança –são preços conservadores.
Preço de retirada – preços inferiores às condições exigidas pela demanda. Essa prática desencoraja o ingresso de novos concorrentes.
Preço sob a forma de pacote – preço conjunto, compreendendo produtos combinados, geralmente mais baixo que o preço dos produtos individualmente.
Preços diferenciais – são àqueles definidos por segmento, com base no valor que cada segmento recebe do produto.
Preço por benefício cruzado – são àqueles fixados de acordo ou abaixo para um produto daquela linha.
A ESCOLHA ESTRATÉGICA REQUER ACURADA AVALIAÇÃO.
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