sábado, 4 de abril de 2009

Estruturando o processo orçamentário

Estruturando o processo orçamentário


Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos


A organização do processo orçamentário pode ter seu start na formação de um comitê orçamentário, que é composto geralmente pelo controller e diretores das áreas, além do contador.

Ao comitê orçamentário caberá orquestrar o processo e definir regras, premissas orçamentárias e o modelo conceitual do processo orçamentário.

O comitê orçamentário tem compromissos que se estendem além da preparação do orçamento, alcançando toda a monitoração dos processos e gestão orçamentária.

O comitê é diverso porque diverso é o orçamento.

Quanto mais heterogêneo tecnicamente, creio que maior seu alcance gerencial, pois maior será a facilidade de gerenciar conflitos e a própria diversidade.

Recomenda-se que o comitê reúna-se com regularidade.

Algumas organizações descentralizam o comitê em grupos de trabalho menores.

A estrutura contábil é o sistema de informações são fundamentais para o preparo do orçamento.

O controller possui papel decisivo no processo orçamentário porque alinha e organiza os dados contábeis conforme as necessidades orçamentárias. Tem a função de definir todos os modelos de relatórios orçamentários gerados no sistema, além de orientar o usuário (se preciso) acerca de sua utilização no apoio ao processo decisório.

Cabe também a este profissional acompanhar a execução do cronograma orçamentário.

Padoveze (2005) divide o processo orçamentário em três fases: previsão, reprojeção e controle.

Esta classificação ilustra a flexibilidade do instrumento gerencial.

Segundo o autor, a primeira fase refere-se à previsão para os saldos dos componentes orçamentários. Envolve o desenho de cenários possíveis.

A segunda etapa se inicia por meio da submissão dos números obtidos às unidades responsáveis para análise, crítica, discussão e ajustes.

A terceira etapa é a fase de controle. Os objetivos foram atingidos?

Como se pode analisar é o ‘fazer’ e a proposta conceitual que diferencia os processos orçamentários entre empresas diferentes (figura 1).


FIGURA 1- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO



Fonte: a autora.


Cabe a cada empresa definir o modo mais adequado de implementar e conduzir o seu processo orçamentário.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


PADOVEZE, Clóvis Luís. Planejamento orçamentário. São Paulo: Pioneira/Thonsom Learning, 2005.


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