sábado, 4 de abril de 2009

A fase de acompanhamento e controle do processo orçamentário

A fase de acompanhamento e controle do processo orçamentário


Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos


O orçamento não é concluído após a formalização do documento, do contrário seria um produto (estático). Assim, é mais adequado falarmos em processo orçamentário atribuindo-lhe a dinâmica que lhe cabe

Após a formalização da primeira versão do documento é necessário acompanhar a execução para um maior controle e efetividade do processo, o que confere utilidade e significado ao procedimento.

O acompanhamento enseja ajustes corretivos e releituras dos eventos que suportam os registros.

“O controle do orçamento é, pois, basicamente, um processo de análise comparativa e as análises comparativas de lucros e despesas ocupam lugar de crescente destaque na administração moderna.” (PASSARELLI e BOMFIM, p. 123, 2004)

No acompanhamento do processo orçamentário comparam-se os valores ‘reais’ com os ‘orçados’, identificando-se a diferença.

Calculada a diferença, o procedimento seguinte é avaliar as razões que levaram a distorção observada.

As justificativas servem para aprimorar a prática da previsão e o próprio processo orçamentário.

Algumas justificativas estão associadas a fatores comportamentais:

-‘brigas’ por fatias maiores de dotação orçamentária;

-orçamento baseado em ‘achismo’, sem critérios técnicos;

-orçamento baseado no desejo de alcançar metas sem muito esforço.

Outras justificativas decorrem de erros de estimativa. Nesta hipótese, deve-se avaliar a dimensão dos erros (toleráveis ou não).

A partir da apuração da variação, estudam-se as variáveis que influenciaram o comportamento dos itens orçados. Esta é a grande contribuição do acompanhamento da execução do orçamento: possibilitar, em muitos casos, a identificação da relação de causa e efeito dos eventos empresariais.

REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA:

PASSARELLI, João e BOMFIM, Eunir de Amorim. Orçamento Empresarial: como elaborar e analisar. São Paulo: IOB- Thomson, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário